A Revolução da Verónica
de Cristina Torrão
Grátis
Sobre o livro
A Revolução da Verónica propõe um novo olhar sobre o 25 de Abril. Costumamos ver o acontecimento sob a perspetiva do adulto. Mas também os mais pequenos não ficaram (não podiam ficar) indiferentes às mudanças profundas operadas no país. A visão de uma criança põe-nos em contacto com o que se passou no seio de uma família. Confronta-nos, por um lado, com a ignorância de muitos adultos sobre o Estado Novo e, por outro, com a dificuldade de adaptação a um Portugal renascido.
A Revolução da Verónica é um misto de memórias e dados históricos, abrangendo o período de 1973 a 1975. Talvez seja o retrato de um Portugal profundo, não obstante a dificuldade em definir tal expressão, que terá tantos significados, quantos portugais profundos houver.
O segundo conto, A Festa da Revolução, situa-se trinta anos depois. Além de referir o lado folclórico do 25 de Abril, desenvolvido por muita gente nascida depois dessa data marcante, refere as vivências de uma adolescente da altura e as consequências catastróficas, geradas no contraste entre a mentalidade antiga e a mudança repentina.