Grátis
Sobre o livro
Muito da imagem associada às livrarias, aos livreiros e aos livros é tão romanesco como o que vai dentro deles. Existem, sim, o lado iniciático, o cenário algo apocalíptico e o papel do livreiro como guardião da cultura e de preciosidades esquecidas. Todavia, apesar desta retórica da resistência, há fenómenos recentes estimulantes, como a venda na internet ou as aldeias de livreiros, e ainda existem livrarias que respiram à vontade. Este é um livro sobre a história e a vida dos livreiros e das livrarias que terá certamente algumas historietas rocambolescas, mas que se guia pelo olhar da normalidade. Fala da diversidade da oferta actual, de bibliófilos, bibliotecas, leilões e livrarias independentes. Fala de esperança, porque enquanto houver livros, haverá muito mais do que leitores.
Comentários
-
Do outro lado do balcão...
Uma maravilhosa ode ao mundo livreiro e às diferentes formas de sermos livreiros. Recomendo a sua leitura a todos os livreiros e, acima de tudo, a todos os leitores que querem ver o que se esconde do outro lado do outro lado do balcão de uma livraria.
Um livro sobre livros, um ensaio da ffms escrito por um alfarrabista, que nos leva por uma viagem ao mundo dos livreiros e das livraria em Portugal, dando-nos a conhecer a história do comércio dos livros, mais focado no universo alfarrabista. Repleto de factos e curiosidades sobre este mundo, é um livro ideal para todos aqueles que gostam de livros e da história do livro e das livrarias. Deveras interessante! A destacar esta citação do livro: ´´Aqueles que acham que o livro já está morto são quase sempre aqueles para quem o livro nunca esteve vivo´´.