Bertrand.pt - A Publicidade na Gazeta de Lisboa

A Publicidade na Gazeta de Lisboa

(1715-1760)

de Elisa Celeste Soares 

Editor: Chiado Books
Edição ou reimpressão: fevereiro de 2018
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"O leitor terá a oportunidade de aceder a um estudo académico, centrado no objetivo de problematizar a publicidade difundida pela Gazeta de Lisboa (1715-1760).
Procura-se, a partir da tipologia dos anúncios, identificar a realidade cultural e material presente no quotidiano da sociedade do Antigo Regime. Situa no quadro teórico, uma reflexão historiográfica considerada relevante para a compreensão do fenómeno, sendo ainda antecedido de uma abordagem sobre a circulação de notícias (manuscritas e impressas) e de uma reflexão sobre o processo técnico privilegiado, que emergindo no séc. XV, estabelece a partir daí novas formas de comunicação entre os homens, tornando-as mais rápidas, mais económicas e de mais fácil consumo.

Com a extensão das trocas, a previsão comercial passou a exigir informação mais frequente e mais precisa sobre os mercados que se desenvolviam à distância. Já no séc. XIV as antigas trocas epistolares se converteram num sistema corporativo de correspondência comercial, levando a que, as associações de comerciantes colocassem ao serviço dos seus próprios interesses os primeiros mensageiros, que em data fixa transportavam mensagens e informação sobre a normalização dos mercados. Os grandes centros de trocas comerciais, tornar-se-iam, ao mesmo tempo, lugares de permuta de informação, que passara a obrigatória e permanente, gerando em torno de si um núcleo de correspondência privada, e de profissionais de informação, cuja ação foi decisiva na regulação do mercado.

A partir do séc. XVI, instaurou-se uma rede organizada e racional determinada pelos ritmos dos serviços postais, no seio da qual se difundiam com intervalos regulares, em geral uma vez por semana, notícias manuscritas contendo informação sobre factos políticos, militares e comerciais. A necessidade de uma informação cada vez mais presente e regulada conduziu à criação da imprensa periódica, um suporte do poder político destinado a preparar a opinião pública, a receber e a sustentar as decisões reais, sendo através da Gazeta, que em definitivo, se estabelece a sua constituição."

A Publicidade na Gazeta de Lisboa
(1715-1760)
ISBN: 9789895221448 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Chiado Books Idioma: Português Dimensões: 140 x 220 x 25 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 94 Tipo de Produto: Livro Coleção: Compendium Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Ensaios

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