A Psicologia das Multidões

de Gustave Le Bon 

Bertrand.pt - A Psicologia das Multidões
Opinião dos livreiros
(1)
Editor: BookBuilders
Edição: janeiro de 2020
14,90€
Notifiquem-me quando disponível

Apesar de publicado originalmente em 1895, este ensaio clássico manteve sempre a sua importância fundamental e fundadora, tendo sido uma reconhecida influência na obra de Freud, por exemplo.
Hoje em dia, a sua relevância é, se possível, ainda maior: numa época em que a globalização cria grupos de opinião e movimentos a nível mundial, este estudo de como raciocinam e agem os seres humanos quando em grupo é incontornável.

Gustave Le Bon foi, na sua época, desprezado pela Academia. o seu pensamento estava demasiado à frente do seu tempo. Le Bon incorporava Darwin e Haeckel nos seus conceitos de hereditariedade e da natureza humana, reflectia sobre o ambientalismo ou sobre o ensino igualitário.

A obra mantém-se tão relevante hoje como o foi aquando do seu surgimento. Permite, de uma forma clara, perceber como funcionam os regimes ditatoriais, os extremismos políticos, religiosos e sociais; compreender as modas, a publicidade, a propaganda. Num mundo globalizado, este ensaio é uma das mais abrangentes análises possíveis da forma como o ser humano funciona em sociedade e em grupo.

«Nos nossos dias, a soma das opiniões hesitantes das multidões é maior do que nunca e isto por três razões diferentes. a primeira é que as antigas crenças, perdendo cada vez mais o seu domínio, já não actuam, como outrora, sobre as opiniões transitórias para lhes darem determinada orientação. o desaparecimento das crenças gerais deixa lugar a uma multitude de opiniões particulares sem passado nem futuro.
A segunda razão é que, por ser cada vez maior o poder das multidões, que também cada vez vai tendo menos contrapeso, a extrema mobilidade de ideias que nelas verificámos pode manifestar-se livremente.
A terceira, finalmente, é a recente difusão da imprensa, que apresenta incessantemente aos olhos das multidões as mais opostas opiniões. Assim, as sugestões que qualquer dessas opiniões podia originar são dentro em pouco destruídas por sugestões opostas, do que resulta que nenhuma opinião poder dilatar-se, estando, portanto, votada a existência efémera. Morre assim qualquer opinião antes de ter podido espalhar-se o bastante para ser opinião geral.»

  • Um clássico intemporal na análise do comportamento dos indíviduos inseridos num grupo.
    Guilherme Pereira - Bertrand Alameda Shop & Spot | 27-02-2020

    Um dos livros e autores que não merece cair no esquecimento. O tema abordado neste livro é do maior interesse para todos aqueles que não querem que factos trágicos do passado se repitam, que querem refletir sobre o comportamento dos indivíduos em comícios, na assembleia da república, nos estádios de futebol, num concerto de música ou nas redes sociais. Citando Le Bon: “integrados numa multidão numa multidão o sábio e o imbecil ficam iguais”.

A Psicologia das Multidões
ISBN: 9789898973139 Ano de edição: 01-2020 Editor: BookBuilders Dimensões: 144 x 210 x 14 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 192 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Psicologia

Quem comprou também comprou

Saúde Mental
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
29,99€
Porto Editora
Há Coincidências
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Pergaminho
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.