À Procura de Jane
de Heather Marshall
Grátis
Sobre o livro
Apesar de Nancy Mitchell não o saber, toda a sua vida assenta num segredo. Um segredo que começa em Toronto, em outubro de 1960.
Num dia nublado de 1971, Evelyn Taylor transpõe os majestosos portões do Lar St. Agnes. Após vários meses passados entre a hostilidade das freiras, dá à luz uma criança que mal tem a oportunidade de segurar e que lhe é literalmente arrancada dos braços.
Cerca de dez anos depois, uma estudante universitária chamada Nancy Mitchell descobre que está grávida. Consciente de que o aborto é ilegal, a jovem tem de tomar uma decisão que mudará o curso da sua vida.
Em 2017, Angela Creighton encontra uma carta misteriosa contendo uma confissão devastadora. Decidida a localizar a destinatária da missiva, é levada até aos anos 70 e a uma rede clandestina cujo nome de código, Jane, é trocado em sussurros.
É uma história muito importante sobre liberdade de escolha e sobre o livre arbítrio da mulher em relação ao seu próprio corpo. Um livro que dá voz a todas as mulheres e a todas aqueles que, corajosamente se empenharam em ajudá-las. Por meio de três pontos de vista e diferentes linhas temporais testemunhamos momentos de dor, de desespero, injustiça e impunidade. Contudo também está retratada a esperança, a interajuda e a solidariedade. Um enredo ficcional, mas com bases em factos históricos sólidos, que dão credibilidade à história. O único aspeto menos positivo, talvez tenha sido o desfecho, que me pareceu um pouco forçado e com um excesso de coincidências, apesar de ter um plot twist incrível. O poder dos livros é também a informação, por isso aconselho esta leitura a toda a gente. É um livro essencial, que merece mais destaque, é uma história que deve ser lida. Boas leituras! MJ