A Odisseia de Penélope
de Margaret Atwood
Grátis
Sobre o livro
«Agora é a minha vez de contar umas histórias. Devo-o a mim mesma. Outrora, as pessoas ter-se-iam rido, mas, agora, quem se rala com a opinião pública? Com a opinião das gentes aqui em baixo, a opinião das sombras dos ecos? Assim sendo, vou fiar o meu fio.»
Penélope, imortalizada pela lenda e pelo mito, exemplo de temperança, sinónimo de esposa paciente e fiel, tece durante o dia e destece durante a noite os fios do seu tear para afastar os pretendentes, enquanto aguarda pelo regresso incerto do seu marido, o famoso herói, Ulisses.
Mas a Odisseia não é a única versão possível desta história. Agora que Penélope, há muito morta e esquecida pelo mundo, vagueia pelos infernos, pode finalmente contar a sua própria versão dos acontecimentos: um relato contundente e divertido sobre luxúria, ganância e violência, onde os mitos se desfazem e ninguém é poupado.
Sunday Times
«Pragmática, mordaz, doméstica, sombria. Penélope é a perfeita heroína de Atwood.»
Spectator
«Fabuloso… inequivocamente irreverente.»
The New York Times
Margaret Atwood é única e brilhante. Escreve sobre mitos, lendas e pessoas comuns e transforma-as em heroínas extraordinárias em busca da redenção. Original e divertido.
Os feitos nobres e heroicos de Ulisses são contados numa perspetiva não tão gloriosa. Penélope, amargurada, conta a sua versão dos factos.
Neste pequeno livro o leitor poderá confrontar-se com a desconstrução do mito de Ulisses, mostrando como Penélope também foi uma heroína. O leitor poderá ler o desencanto de tecer durante o dia e de desfazer todo esse trabalho durante a noite; a desmistificação de mitos e lendas mais fantásticos. Nesta tentativa de tornar a história da protagonista eterna, a autora mostra um mundo frio e cruel, tão característico da sua escrita. Esta é uma obra que não ficará indiferente aos olhos do leitor.
Todos conhecemos a Penélope, mulher de Ulisses, mulher devota que esperou por ele anos a fio e conseguiu enganar os seus pretendentes. Mas não conhecemos esta versão. Penélope é uma mulher brilhante, forte e convicta e conta-nos a sua história para que possa perdurar tantos anos como a do seu marido. Um livro brilhante de uma autora fascinante.
Uma perspectiva diferente, feminista, sobre um épico. Para quem já é familiarizado com o mito, foi fascinante ver como uma autora moderna descreveu e transformou a historia e Margaret Atwood foi brilhante.
Atwood tem uma escrita muito cativante e este livro não é excepção. Aqui é-nos contada a história de Penélope, mulher de Ulisses, herói da Odisseia, pela sua própria voz. Desde a sua infância, ao casamento planeado com Ulisses, e o que aconteceu em Ítaca após a partida do marido para combater na Guerra de Troia. Um livro curto mas muito interessante que nos permite espreitar para o outro lado da história.
Esta é a história de Penélope, que impediu que vários homens tomassem o reino de seu marido, ausente há muitos anos, e lhe matassem o filho. É também a história das mulheres que a ajudaram a esconder o ardil que lhe possibilitou sobreviver durante todo esse tempo.