A Morte em Veneza
de Thomas Mann
comentar
Prémio Nobel da Literatura
Editor:
Relógio D'Água
Edição:
novembro de 2005
Portes
Grátis
Grátis
10%
15,00€
RESERVAR NA LIVRARIA
Livrarias
Sobre o livro
Comentários
Detalhes do produto
A Morte em Veneza
ISBN:
9789727087983
Ano de edição:
11-2005
Editor:
Relógio D'Água
Idioma:
Português
Dimensões:
137 x 213 x 9 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
86
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Esta obra retrata o típico amor grego e platónico de um escritor por um homem muito belo que ele pretende que lhe sirva de modelo para que ele possa levar a beleza até ao intelecto, e nas palavras de Thomas Mann: “a natureza estremece de êxtase quando o espírito se inclina em homenagem à beleza”. A cidade de Veneza é o local em que decorre a ação desta narrativa, que é assolada por uma epidemia de cólera da qual virá a morrer o escritor no momento em que contempla pela última vez a beleza do jovem que o hipnotizou desde o primeiro encontro.
Esta narrativa é densa, mas capaz de nos deixar maravilhados com o pormenor descritivo e a transmissão, por palavras, da beleza de Tadzio, dá-nos quase uma sensação de olhar para uma obra de arte. A Morte em Veneza é a história de uma admiração de Aschenbach, escritor, por Tadzio, um jovem descrito como extremamente belo. Conseguimos ver influências filosóficas anteriores ao autor, e foi isso que me fez ler o livro em primeiro lugar. Depois deparei-me com um enredo denso mas belo que acabou por me conquistar. A linguagem utilizada pode exigir, inicialmente, uma adaptação, mas depois torna-se natural e as palavras fluem sem dificuldade. "Sentado na margem, Aschenbach observava-o, como sentado estava quando pela primeira vez aquele olhar de crepúsculo cinza atravessou um umbral e se cruzou com o seu." (pp.113-114 da mesma edição)
Este foi, sem dúvida, o livro que me definiu como leitora. Chegou às minhas mãos com uma simples mensagem "acho que já estás preparada...". E é inevitável a referência cinematográfica. A ver e a ler!