A Morte de Ivan Iliitch
de Lev Tolstói
Grátis
Sobre o livro
Aclamada como uma das maiores obras-primas sobre a temática da morte, esta é a história de Ivan Iliitch, um juiz respeitado que, apercebendo-se da morte próxima, se interroga sobre as suas escolhas, percurso de vida e a mentira em que vive.
Comentários
-
A vida, através da morte.
Se me fosse questionado qual o livro da minha vida, não seria necessário pensar em demasia: A Morte de Ivan Ilitch do incontornável Lev Tolstoi. Neste pequeno livro, é revelada a história de Ivan Ilitch, um homem que, vendo a morte aproximar-se a passos largos, irá reflectir acerca do seu passado e das acções que foi praticando ao longo da sua vida. Ali, resumido a um corpo estendido no seu leito, somente resta a esta personagem o pensamento e a meditação, já que a morte, será certa, mais cedo ou mais tarde. Rodeado pela família que tanto desprezou, irá sentir na pele a dor do arrependimento de não ter sido uma melhor pessoa. O tempo é vão, a memória é impiedosa... e o fim o aguarda. Um livro que, através da contemplação acerca da morte, nos revela o que é a vida.
O livro começa apresentando de forma breve a vida de Ivan Ilitch, um cidadão medíocre e um magistrado respeitado. No entanto, após um acidente sofrido pelo protagonista, que desencadeia uma doença grave, o enfoque da história é transferido para as angústias e sofrimentos de Ivan quando percebe que está na iminência da morte.
Uma curta história que nos leva a reflectir no sentido que damos à nossa vida e naquilo que a felicidade é, obrigando-nos a ponderar a nossa maneira de viver. Uma curta história que nos transmite a pequenez da nossa a passagem por este mundo. Pequenas páginas que podiam descrever a vida de todos nós e o seu sentido (ou falta dele). Ivan Ilitch sempre foi um homem de sucesso, pessoal e profissional, mas está para morrer! De um instante para o outro, a fatalidade surge e ensombra a sua vida de sucesso. Numa análise à sua vida questiona a felicidade e as verdadeiras razões do viver... Numa análise à morte, que trás o fim da vida ou um final de vida que trás o fim da morte. Um pequeno grande livro para ler de uma assentada e despertar a nossa mente. Sério, sóbrio e real, uma leitura recomendada para a alimentação do espírito!
A história começa de forma caricata. A narrativa do seu próprio velório, e a partir daí vemos em retrospectiva como foi a vida do personagem central. Um juiz casa com uma mulher linda e endinheirada e a história em torno dessa vida cheia de altos e baixos é descrita com mestria. A ambiguidade entre o bem e o mal, a vida e a morte num livro onde Tolstoi lança a pergunta fulcral da vida: "valerá a pena?"
Ivan Iliitch é um homem atormentado. Advogado e, posteriormente, juiz, Ivan Iliitch habituou-se a uma vida fácil, agradável e com decoro. A sua família não foi excepção. A obsessão pela opulência e o alpinismo social contrastam com o retrato de uma família desmembrada que Tolstoi apresenta. O medo da morte é, para Ivan, a grande barreira à sua paz de espírito, mas a aproximação do inevitável, conjugada com a retrospetiva de uma vida superficial, deitam abaixo esses temores. Afinal, uma vida de riqueza não é uma rica vida.