A Manta do José
de Miguel Gouveia; Ilustração: Raquel Catalina
Sobre o livro
Quando o José nasceu, o avô, que era alfaiate, ofereceu-lhe uma manta, uma bonita manta feita à mão para o berço do seu primeiro neto.
Assim começa esta terna história adaptada da tradição judaica sobre a infância e a passagem do tempo, onde um cúmplice avô encontra sempre uma solução para que uma velha manta, que em tempos ofereceu ao seu neto, não desapareça. Aproveitando o tecido para várias peças de vestuário, até apenas haver o suficiente para forrar um botão, a manta vai acompanhando o José durante o seu crescimento.
No entanto, o botão acaba por desaparecer, e contra todas as probabilidades, o avô do José surpreende-o uma vez mais, conseguindo algo a partir do nada e fazer aquela manta durar para sempre.
Este livro retrata-nos uma enternecedora história de amor entre um avô (alfaiate) e um neto. Quando o neto nasce, o avô oferece-lhe uma mantinha e, à medida que o neto vai crescendo, essa manta vai-se transformando... em casaco, em colete, etc.. O avô arranja sempre forma de reutilizar aquela manta que o neto tanto gosta. No fundo, retrata-nos a história do seu amor... que nunca diminui e aumenta com o tempo!