Bertrand.pt - A Litigância de Má Fé

A Litigância de Má Fé

de Paula Costa e Silva 

Editor: Coimbra Editora
Edição ou reimpressão: dezembro de 2008
44,52€
Esgotado ou não disponível

Da Introdução O presente trabalho visa dar resposta às seguintes interrogações: a obrigação de indemnizar, prevista nos arts. 456/1 e 457/1 do Código de Processo Civil (I), emergente da prática de actos processuais ou da violação de deveres adjectivos, cobre a lesão de quaisquer bens jurídicos e a reposição de todos os tipos de danos? Conviverá esta responsabilidade, porque não permite a reposição de todos os danos que devam considerar-se indemnizáveis e que decorram, quer da prática de actos processuais, quer da violação de deveres adjectivos, com outros títulos de imputação desses danos ao lesante? Comecemos por enunciar a nossa tese: a obrigação de indemnizar danos provocados por comportamento processual ou por violação de dever adjectivo é delimitada nos seus elementos pelo art. 456 e segs. do Código de Processo Civil. Com excepção de outras disposições, que procedam a diferente valoração dos comportamentos processuais ou da violação de deveres adjectivos, estes apenas, desencadeiam o dever de indemnizar, nas condições previstas naquela disposição. de responsabilidade processual. A investigação subsequente destinar-se-á a comprovar a tese enunciada […]. A litigância de má fé é instituto com intensa concretização judicial. Partiremos, então, de jurisprudência relativamente recente. Percorreremos um lapso temporal que nos permita perceber se existiu uma qualquer reacção à alteração do elemento subjectivo do tipo de ilícito, descrito no art. 456, verificada em 1996. A jurisprudência será, não obstante esta primeira apresentação, permanentemente chamada à colação, quer quando se expuserem as diversas fontes que foram regendo a matéria da litigância de má fé ou da lide caluniosa, quer quando entrarmos na parte dogmática da presente investigação.

A Litigância de Má Fé
ISBN: 9789723216455 Ano de edição ou reimpressão: 12-2008 Editor: Coimbra Editora Idioma: Português Dimensões: 162 x 231 x 38 mm Páginas: 752 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Direito  >  Direito Civil

Quem comprou também comprou

Litigância de Má-Fé, Abuso do Direito de Acção e Culpa 'In Agendo'
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
31,90€
Edições Almedina
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.