A Grande Ilusão
de Margarida Rebelo Pinto
Grátis
Sobre o livro
Gosto de olhar para as estrelas e de imaginar que vivem em paz. Sei que muitas delas já nem sequer existem, a luz que emanam é apenas memória, mas isso não tem importância, porque brilham no meu céu e é o meu céu que ilumina a minha existência.
Além disso, quem seríamos sem as nossas memórias? O que seria de nós sem um património pessoal e intransmissível de vitórias e de derrotas, com as nossas cicatrizes e mazelas, um tornozelo torcido que dá sinal antes de a chuva chegar, a linha ténue de uma apendicite operada de urgência, um susto num acidente aparatoso, ou um coração que nunca recuperou de uma perda repentina?
Bárbara e Rita são amigas desde sempre. Bárbara vive um caso com Filipe, que começou como um simples passatempo, mas que se transformou numa história de amor quase perfeita. Já Rita, por mais que tente, não consegue esquecer Rodrigo, que foi a sua grande paixão. Ambas são mães e partilham o vazio de uma geração que conquistou estabilidade, sucesso e conforto, mas se sente cada dia mais só.
No universo que as rodeia, Tiago, ex-marido de Rita, defronta-se com o desafio permanente de educar Madalena, a filha adolescente, e a dificuldade em entender as mulheres. O seu amigo Fernando tenta equilibrar os conflitos do segundo casamento, sem saber que a sua mulher, Alexandra, o trai. Filipe, amante de Bárbara, vive no dilema de se separar para ficar com a mulher que ama. Inês, psicóloga de Rita, entrega-se a um romance inesperado com Tiago. A estas histórias juntam-se outras, de vidas tão parecidas e tão diferentes de pessoas como nós.
O novo romance de Margarida Rebelo Pinto entrelaça múltiplas vozes numa teia envolvente, explorando a fragilidade e as contradições de uma geração a quem tudo parecia possível.