A Eternidade e o Desejo
de Inês Pedrosa
Grátis
Sobre o livro
Clara, professora universitária, regressa a Salvador da Bahia onde, num trágico confronto, perdeu a visão e o grande amor da sua vida. A luz das páginas do Padre António Vieira ilumina esta aventurosa viagem de regresso ao Brasil em que é acompanhada por Sebastião, um homem que a ama mas de quem Clara não quer mais do que os olhos e a amizade.
Um diálogo desconcertante entre o Portugal e o Brasil modernos mediado pelas palavras do jesuíta do século XVII, um mestre canónico da literatura portuguesa.
Publicado pela primeira vez em 2007 pelas Publicações Dom Quixote, este romance foi finalista do Prémio Literário Portugal Telecom 2009 e do Prémio Literário Correntes d’Escritas 2009.
Esta edição foi revista pela autora.
Jorge Listopad, Jornal de Letras, 12 de dezembro de 2008
«Com A Eternidade e o Desejo o embate entre mulher e homem, masculino e feminino, amor e a sexualidade, sujeito e sociedade adquirem uma sutileza que põem em evidência esses outros aspectos da modernidade “líquida”.»
Tainá Lima Alves e Alessandra Leila Gomes, Revista Geintec, São Cristóvão, Sergipe, vol.3, nº2, 2013
«[…] além da perambulação feita “às escuras”, tendo como companhia o amigo Sebastião, a busca da narradora se concentra em duas tomadas de atitude que dão ao livro um encaminhamento filosófico que o afasta das simplificações do realismo e o coloca na rota do poético: Clara, não mais podendo ver, busca uma “luz” no que lê (ou na memória do lido antes), fazendo da literatura — ou da palavra — seus olhos sobressalentes.»
Marcelo Franz, Via Atlântica, São Paulo, nº 29, junho de 2016
«A extraordinária prosa de Pedrosa é colorida, instigante e emocionalmente rica.»
Lori Feathers, in Words Without Borders, outubro de 2018
«Este romance entrelaça o político e o pessoal através da sua prosa encantatória.»
Abigail Meisel, sobre a edição americana de Nas Tuas Mãos, in The New York Times Book Review, novembro de 2018