À Espera da Subida das Águas
de Maryse Condé
Grátis
Sobre o livro
Babakar Traoré estudou no Canadá, é médico e vive sozinho em Guadalupe, onde estão as origens da sua família materna - mas também a sua solidão, os seus fantasmas, bem como a recordação de uma infância africana, de uma mãe de olhos azuis que vem visitá-lo em sonhos, de um antigo amor, Azélia, também desaparecida, e de outras ilusões juvenis antes do seu exílio e da idade adulta.
Quando, a meio de uma noite de temporal, é chamado para assistir um parto, Babakar não sabe que a sua vida está prestes a mudar por causa dessa criança que vai nascer; a mãe, Reinette, uma refugiada haitiana, morre ao dar à luz - e a pequena Anaïs fica a seu cargo.
O desejo de Reinette era que a filha fosse criada no Haiti, e Babakar muda-se para a ilha, à procura de quem pudesse ensinar a Anaïs de onde ela vem. Através da história dessa dupla improvável, Babakar e Anaïs, dos amigos Movar e Fouad, que os acompanham, e dos que foram encontrando naquela ilha martirizada por violência, governos corruptos e gangues rebeldes, mas tão bela e fascinante, irá reconstruir-se um novo mapa ligado pelos danos do colonialismo, bem como as raízes do amor, da amizade, da comunhão com os outros - e o lugar de cada um no Mundo.
Russell Banks
Publishers Weekly
«Uma carta de amor às Caraíbas.»
The Guardian
Uma história com várias estórias. Comovente, profundo e extremamente humano. Um livro que convida à reflexão, que expõe o drama dos desfavorecidos, o drama da desigualdade entre os países. O drama pessoal de não pertencer a sítio nenhum. E ao mesmo tempo a esperança e a realização no meio da adversidade e violência. É através das estórias de quem se cruza com o personagem principal, Babakar Traoré, que temos explanadas de forma brilhante todas estas contradições e dramas. O final é simplesmente fabuloso. Um livro imperdível.