A Divina Lampreia

de Mário Varela Soares 

Bertrand.pt - A Divina Lampreia
Editor: Colares Editora
Edição: março de 2013
Portes
Grátis
20%
16,95€
13,56€

Camões, em suas rimas e líricas, não deixa de anotar o comportamento da lampreia que habita, por entre as pedras, sob a clara água dos rios portugueses, inquietos e deslizantes (...) No séc. XVII os preceitos alimentares do judaísmo vedavam aos crentes a carne de porco, lebre e coelho, e ainda o peixe sem escamas, incluindo a lampreia. Todavia, a sua presença na mesa dos ricos e poderosos impõe-se e persevera, deixando testemunho na própria literatura. Na "Cidade e as Serras" impõe-se o famoso escabeche que Eça de Queirós tão bem descreve. Por sua vez Afonso Lopes Vieira recorda noitadas de Coimbra no Julião das Iscas.
A argúcia dos monarcas levava- os ao extremo de armadilhar os caneiros, o que lhes permitia monopolizar o consumo da exótica lampreia. Em Montemor-o-Velho os pescadores por volta de 1423, no reinado de D. João I, tentaram prevaricar, ao que o monarca respondeu com a condenação ao enforcamento. Estranhos costumes o de morrer por uma lampreia! Dito isto, a fome na época era abundante...
Em Portugal este bizarro manjar é muito requisitado em especial na região do Mondego e seus afluentes e mais a norte do rio Minho ao Lima considerado um icone da gastronomia nacional.
Estamos na época da lampreia. Este livro A Divina Lampreia de Mário Varela Soares é um precioso manual de receitas gastronómicas, uma viagem gourmet da Lampreia à Bordalesa à Lampreia à moda do Minho.

A Divina Lampreia
ISBN:
9789727820313
Ano de edição:
03-2013
Editor:
Colares Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
154 x 224 x 9 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
162
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.