Quais as capacidades e atitudes escolarmente válidas para ler um texto, o que é aí relevante ou quais os textos e as leituras legítimas são algumas perguntas que podemos colocar ao Livro de Português, sobretudo, se o entendermos como uma instância de conformação de comunidades de leitores, e, assim, como um "regime de leitura".
Estas são perguntas a que também se visa responder quando, num quadro de compreensão das teorias e práticas do ensino e aprendizagem do Português, se interrogam algumas condições escolares de produção de leitores, designadamente, os dispositivos discursivos que definem o que pode e deve ser dito e feito a propósito dos textos, que organizam os modos da sua interpretação, que instituem as vozes "autorizadas" nestes processos.
A ordem da leitura. Ler na escola - A construção escolar dos saberes interpretativos - O Livro de português. Dos princípios de organização aos modos de configuração - A transmissão e construção dos saberes interpretativos - A transmissão escolar dos valores sobre a leitura