A Casa Senhorial em Portugal
de Helder Carita e António Homem Cardoso
Sobre o livro
O desafio original apontava para a elaboração de uma história da casa senhorial em Portugal que, com base nos casos exemplares das casas dos associados da Associação Portuguesa das Casas Antigas, pudesse constituir uma clarificação e actualização do estado dos conhe-cimentos neste campo da arquitectura portuguesa.
Levado pelo entusiasmo que este tema suscita Helder Carita propôs-se logo iniciar uma linha de investigação sobre a história da casa senhorial, na sua longa evolução. Animado com a ideia de realizar uma nova síntese da história da casa senhorial actualizada à luz das novas correntes de investigação da arquitectura portuguesa, a tarefa revelou-se senão megalómana, no mínimo de excessiva duração.
Assim, não pretendendo realizar uma história da casa senhorial, definiu-se identificar algumas linhas de evolução da arquitectura senhorial, analisando não só as suas origens medievais, como num segundo tempo articulá-las, sempre que possível, com os contributos da Provedoria de Obras Reais e das obras dos seus arquitectos. Vivendo duma forte relação com os símbolos de prestígio e de hierarquia social presentes em cada época, a casa senhorial é ainda nas suas diferentes formas um testemunho das transformações que a sociedade e o gosto vão assumindo ao longo dos séculos. Na sua estética e busca do belo, ela é também afirmação de aspirações mais profundas que revelam o Homem face ao Mundo e a Natureza.