50 Coisas que Mudaram o Mundo
de Tim Harford
Grátis
Sobre o livro
Quem inventou o dinheiro em papel? De que forma a pílula aumentou o número de mulheres na universidade? Como é possível que o gramofone tenha aumentado a desigualdade social? E porque é que o código de barras levou ao fecho de pequenas lojas de bairro? Com o talento que o tornou o mais célebre divulgador económico, o autor do memorável e revolucionário O Economista Disfarçado faz um retrato surpreendente das grandes ideias e invenções que, inesperadamente, mudaram para sempre o curso da História. São ideias e invenções que nos contam uma história, não só do génio humano, mas também dos complexos sistemas invisíveis que nos rodeiam e manipulam, conhecidos como Economia. Apesar de não ser uma ciência exacta, a economia determina as nossas vidas com uma força gravítica, ao mesmo tempo que a sua complexidade crescente desafia, quotidianamente, a compreensão e a razão de todos nós. Não há ninguém que a comande, não há ninguém que a conheça por inteiro. No entanto, dela dependem as vidas de mais de sete mil milhões de pessoas. Como podemos saber mais de um fenómeno que é tão complexo e intrigante e tem tanto impacto nas nossas vidas?
Em 50 Coisas que Mudaram o Mundo, o incontornável Tim Harford volta a fazer o impossível e leva o leitor numa viagem tão fascinante quanto esclarecedora pelos momentos mais marcantes da história da economia - e do mundo.
Dos robôs ao arame farpado, passando pelo Iphone, pela charrua e pela famosa estante Billy do IKEA, vão-se tornando claros os elos entre as invenções mais revolucionárias e as mudanças económicas e sociais mais drásticas e memoráveis. Num mundo onde o ritmo da inovação é frenético e não dá sinais de querer abrandar, o leitor começa, então, a perceber onde está, como aqui chegou e para onde poderá estar a dirigir-se.
Se já sabíamos que tudo está ligado, Tim Harford explica-nos, finalmente, como.
Malcolm Gladwell
Wall Street Journal
«Este livro é uma surpresa constante. Está repleto de inovações que não conhecia, bem como de inovações que julgava que conhecia mas afinal não conhecia assim tão bem.»
The Times
«Tantos pormenores fascinantes… O estilo de Harford é envolventemente mordaz e o seu livro é uma soberba introdução a alguns dos produtos mais importantes do engenho humano.»
Sunday Times
«O sempre excelente Tim Harford volta a sua atenção para as invenções. O arado, o gramofone, a pílula, a estante Billy. Uma e outra vez, Harford demonstra como as invenções espoletam toda a sorte de reacções em cadeia.»
Evening Standard