1494: D. João II e o Segredo do Brasil
Como os exploradores portugueses descobriram a América do Sul antes do Tratado de Tordesilhas
de Manuel Rosa
Grátis
Sobre o livro
Um dos maiores segredos da expansão marítima.
«O atual trabalho do Dr. Manuel Rosa resulta de uma profunda e aturada investigação documental.» António M. Balcão Vicente in Prefácio
Durante séculos, a viagem de Colón foi considerada a primeira realizada por europeus ao Novo Mundo, porém isso não é verdade. Os vikings já haviam habitado partes da Gronelândia e do Canadá, e os portugueses também já teriam visitado o Canadá antes de 1424.
As provas apresentadas neste livro revelam que os navegadores portugueses já teriam chegado ao Brasil antes de 1494, durante o reinado de D. João II. Essa descoberta rodeada de secretismo teria sido a motivação principal para a assinatura do Tratado de Tordesilhas.
Os navegadores portugueses visitaram o Brasil muitos anos antes da sua descoberta oficial por Pedro Álvares Cabral em 1500.
No século XV, os exploradores portugueses que navegavam de Lisboa até ao Brasil enfrentavam incertezas e perigos, sem saber o que encontrariam no mar. Muitos nunca regressaram, mas as suas viagens abriram novas rotas e possibilitaram que outros navegadores os seguissem com maior segurança. A coragem desses pioneiros foi fulcral para desbravar caminhos desconhecidos. Este livro procura honrar a sua memória. Pelo amor à verdade!
Há um certo número de factos históricos que, por preguiça, a Academia dá por assunto encerrado, como se fossem as tábuas de Moisés. É bom que apareçam pessoas sérias, fora do círculo do beija-mão, tal como Diogo Ramada Curto observou, que ponham a legítima questão: e se não foi como me ensinaram?