Últimos no Leste de Angola - Jorge Machado-Dias
Na retidada do Exército Português em 1975
Edição/reimpressão:
2017
Páginas:
328
Editor:
Chiado Editora
ISBN:
9789897748790
Coleção:
Idioma:
Português
10%
€17,00
Ganhe €1,7
Em stock - Envio imediato
 

Sinopse

Este livro reúne as minhas memórias pessoais do período da tropa, que considero ter-se iniciado em Janeiro de 1973, quando dei o nome para a dita e vai até Outubro de 1975, quando desembarquei em Lisboa, vindo de Angola. Obviamente todas estas memórias são enquadradas pelos acontecimentos sociopolíticos da altura, uma vez que não é todos os dias que a nossa vida se cruza com a História do País.

Mas o tema central do livro é o da comissão de serviço do Batalhão de Artilharia 6221/74, a que pertenci, nos cerca de cinco meses que esteve em Angola, de Maio a Outubro de 1975. Com a independência daquela colónia marcada para 11 de Novembro, este foi o período do recrudescimento da guerra civil pelo poder entre os Movimentos de Libertação, causando o pânico nos habitantes brancos do território, desesperadamente em fuga para Portugal. Foi a época da chamada ponte aérea que, de Angola transportou cerca de 350 mil "retornados".

O facto mais marcante dessa comissão foi, sem dúvida, a viagem de retirada, entre as cidades do Luso e de Nova Lisboa. Esta viagem foi marcada, pela quantidade de civis em fuga do Luso que seguiram à nossa guarda, condicionando sobremaneira essa mesma guarda. Mas também pelo assalto das forças da UNITA, para o roubo das armas e munições que transportávamos no comboio, devido ao seu confronto emergente como MPLA. Por esta ocorrência, traumatizante para muitos dos militares do Batalhão, fomos estupidamente apodados e referenciados na imprensa portuguesa da altura e mais tarde na internet, como Batalhão do pé descalço. A origem deste apôdo consta no anexo final deste livro.
Últimos no Leste de Angola de Jorge Machado-Dias

comentários

Coloque aqui o seu comentário - Últimos no Leste de Angola
Nome:
Título do comentário
Comentário
 
 
 
 
 
* campos de preenchimento obrigatório
 

Autor


Jorge Machado-Dias (Lisboa, 1953), tendo frequentado o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes e, mais tarde, o Curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes, optou em 1983 por enveredar pelo design gráfico como profissão.

Em 1995 escreveria o argumento para os livros de banda desenhada As Aventuras de Paio Peres, volumes 1 e 2, ilustrados por Victor Borges e fundou a editora Pedranocharco Publicações.
Em 2005 lançou o jornal/revista sobre banda desenhada BDjornal, que terminaria a sua publicação em 2013.
Em 2014 abalançou-se finalmente a escrever Últimos no Leste de Angola, a rememoração do seu serviço militar, iniciado dois dias antes do 25 de Abril, decorrendo durante o chamado PREC (Período Revolucionário em Curso) e culminando com uma comissão de serviço em Angola, durante a (...)
Na retidada do Exército Português em 1975

Bibliografia

2017
Chiado Editora

Características

Últimos no Leste de Angola de Jorge Machado-Dias

Ano de edição ou reimpressão: 2017

Editor: Chiado Editora

Idioma: Português

Dimensões: 136 x 216 x 21 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 328

Coleção: Ecos da História


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:

Livros em Português
História > História em Geral


Últimos no Leste de Angola
 

Do mesmo autor

Veja outros titulos do tema

De animais a Deuses (4ª Edição)
Yuval Noah Harari 
Os últimos 5000 anos em 200 páginas!
Emma Marriott 
Uma História Secreta do Holocausto
Patricia Posner 
Preços, descontos e ofertas válidos apenas online
|   Condições gerais de venda   |   Compras 100% seguras   |   Política de Privacidade   |   Ajuda    |   Recrutamento   |
©2013 Grupo Bertrand Círculo. Todos os direitos reservados, Lisboa, Portugal