Arquétipo e símbolo do homem da Renascença, Leonardo da Vinci é universalmente reconhecido como o génio mais criativo e multifacetado da História. Da sua extraordinária capacidade de observar a natureza e para combinar pesquisa científica e expressão artística nasceram obras como Mona Lisa e A Última Ceia, mas também ideias surpreendentes, como a ideia de que o homem, um dia, poderia subir aos céus numa máquina e voar como os pássaros.
Recorrendo a milhares de páginas dos impressionantes cadernos deixados por Leonardo da Vinci, e atentando às mais recentes descobertas sobre a sua obra e trajetória de vida, Walter Isaacson revela-nos facetas desconhecidas do artista, desfazendo a aura sobre-humana que lhe é atribuída e mostrando como a genialidade de da Vinci se fundamenta em características bastante «humanas», moldadas por uma enorme vontade e ambição e assentes em habilidades que cada um de nós pode cultivar, não isentas de imperfeições e fraquezas.
Filho ilegítimo, à margem de educação formal, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo da Vinci retratado neste livro é uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los. Um livro indispensável, não só pelo seu carácter único de representar o artista, mas como um retrato da capacidade humana de inovar, da importância de não apenas assimilar conhecimento, mas de o questionar, ser imaginativo e, sobretudo, de pensar diferente.