Eliza e os Seus Monstros
de Francesca Zappia; Tradução: Rui Azeredo
Sobre o livro
Um livro esplendoroso sobre a vida online e
offline!
«Desenhou tantos monstros que se tornou ela própria um monstro.»
Eliza é uma rapariga ansiosa, estranha e invisível. Mas ninguém sabe que online ela é LadyConstellation, a famosa criadora de O Mar Monstruoso, o webcomic mais popular do momento. É no mundo virtual que Eliza deixa os seus demónios pessoais tomarem a forma dos monstros que desenha. É ali que pode ser ela mesma.
A vida offline não lhe diz nada até conhecer Wallace, o mais famoso escritor de fanfiction do seu webcomic. Sem saberem a verdadeira identidade um do outro, começam lentamente a aproximar-se, unidos pelo mesmo fandom. Pela primeira vez, Eliza sente que o mundo real pode valer a pena…
A magia do fandom e das comunidades online, numa história que reflete sobre a descoberta da identidade, as questões de saúde mental e o enorme poder da imaginação para enfrentarmos os nossos demónios pessoais.
«As pessoas destroçadas não se escondem dos seus monstros. As pessoas destroçadas deixam-se ser devoradas.»
Apesar de existir um romance neste livro, tão tradicional que se torna irónico (as personagens comunicam entre si através de cartas), também nos é apresentada a realidade cruel da internet e as consequencias que isso traz para a saúde mental dos jovens adultos, como por exemplo ansiedade social, também ela representada neste livro. Recomendo para quem procura algo diferente mas que aborde temas bastante sérios sem qualquer tipo de máscara.