Deus - Uma Biografia
de Reza Aslan
Sobre o livro
Depois do controverso bestseller sobre Jesus de Nazaré O Zelota, Reza Aslan regressa com uma biografia humana de Deus, num registo que combina história da religião, as suas convicções pouco consensuais e a história da evolução da sua própria fé.
A imagem que, em crianças, associamos a Deus, pelo menos no seio das comunidades cristãs, é a de uma entidade semelhante em tudo ao Homem. Feuerbach diz que só um ser que compreende em si todo o humano pode satisfazer integralmente um ser humano. Foi esta dimensão de Deus que atraiu Aslan, ainda muito jovem, para o cristianismo.
A ideia de «Deus humanizado» (um ser humano com poderes de super-homem, ou uma versão divina de nós próprios) terá sido o conceito mais profundamente enraizado na nossa primeira consciência de Deus - aquele que mais modelou as nossas teorias iniciais sobre a natureza, o universo e o nosso papel neles.
Um livro que desafia radicalmente a maneira de pensar o divino.
Livro de leitura rápida! É um apanhado interessante sobre o desenvolvimento do sentimento religioso da humanidade e a ideia de um Deus. Uma pesquisa histórica apurada com a qual fundamentou seus argumentos. Fornece importantes informações e comentários sobre como surgiram as religiões e como o homem criou os deuses. Também aborda com detalhe a paulatina transição do politeísmo para o monoteísmo. O final é bastante fraco mas valem as digressões resumidas sobre as mais diversas teorias.