Cari Mora
de Thomas Harris
Sobre o livro
Sob uma luxuosa mansão na zona costeira de Miami Beach estão escondidos 25 milhões de dólares em ouro, o produto de anos de atividades criminosas de Pablo Escobar, anterior proprietário da casa.
Muitos tentaram encontrar esse bem protegido tesouro, mas sem o conseguirem; outros perderam a vida nessa demanda. Agora chegou a vez de o impiedoso Hans-Peter Schneider – um homem de aspeto peculiar que lidera um bando de criminosos sanguinários – ocupar a mansão e tentar chegar aos milhões escondidos.
Entre Hans-Peter e o ouro está Cari Mora, a responsável pela casa. Cari escapou da violência no seu país de origem, onde teve de aprender a defender-se. Vive em Miami com um periclitante estatuto conferido pelos Serviços de Imigração e mantém vários trabalhos para conseguir sobreviver.
Mas Cari Mora é muito mais do que uma jovem bonita e Hans-Peter Schneider vai ter a oportunidade de o descobrir à medida que a caça ao tesouro de Escobar avança.
Thomas Harris, o criador de um dos mais emblemáticos vilões da literatura contemporânea, e autor dos sucessos Dragão Vermelho e O Silêncio dos Inocentes, regressa à escrita com um romance cheio de ação em que as personagens não olham a meios para atingir os fins e no qual o medo e o suspense estão presentes em todas as páginas.
Confesso, que não peguei logo no livro, pois não queria estar a comparar ou procurar semelhanças com o “Silêncios dos Inocentes”, e na minha opinião não o façam, ele vale por si só, vão gostar como o autor construi as personagens e todo o enredo e não é um thriller psicológico, é mais uma caça ao tesouro com muita intriga, traição e mortes, sem piedade, o importante é alcançar os 25 milhões de dólares de ouro, é uma corrida contra o tempo, porque todos o querem, e o mais apto e calculista é que vencerá. Cari Mora estava no lugar errado, na hora errada e foi “convidada” a participar neste roubo, e passou a ser a nova obsessão de Hans Peter Schnneider, o mal em pessoa, ganancioso que vende mulheres como obras de arte, a pedido, para realização de fantasias doentias de homens ricos. Uma Leitura impressionante, muito gráfica, apresenta-nos o lada obscuro de Miami Beach.