Sobre o livro
Este livro foi escrito para os amantes das lutas marciais, da defesa pessoal, da medicina, filosofia e psicologia do Oriente. Após mais de uma década desde a sua primeira edição, acabou tornando-se um clássico no tópico das artes marciais e provavelmente é o mais vendido no Brasil neste fascinante assunto. Esta edição, revista e ampliada, em 3 volumes (A Teoria, A Técnica e Dobun - História e Cultura), torna este livro quase uma "Bíblia"do Aikido, contendo preciosas informações ensinadas pelos grandes mestres, fruto da profunda e extensa pesquisa efectuada pelo autor. Com a sua experiência de 35 anos em Aikido, o autor localizou e revelou neste livro a filosofia, os princípios secretos das técnicas que são comuns a quase todas as artes marciais.
Os judocas, os caratecas, os aikidoístas encontrarão neste livro muitas respostas para as suas dúvidas sobre artes marciais, especialmente os últimos, a quem esta obra é quase de leitura obrigatória.
Evidentemente, este livro está longe de esgotar o assunto; porém, o material nele inserido por Shihan Wagner Bull será sempre uma fonte de consulta indispensável a todos aqueles que pretendem aprofundar-se no estudo do Budô (artes marciais).
Certamente o praticante comum de artes marciais terminará a leitura deste livro tendo enriquecido enormemente os seus conhecimentos. Além de ser um excelente trabalho sobre filosofia e psicologia do Oriente, contém os principais golpes de defesa pessoal e as técnicas mais importantes para enfrentar qualquer situação de perigo.
Um pequeno dicionário de termos técnicos de lutas marciais, bem como exercícios para a melhoria da saúde, estendem o valor do livro a outras áreas. Acompanhando as técnicas próprias da arte, são demonstradas, como complemento, técnicas de espada japonesa e um valioso trabalho sobre bastão.
Pensamentos filosóficos orientais ilustram a obra transmitindo ao leitor profundos ensinamentos de sabedoria. Os editores não têm dúvidas em afirmar que este livro é indispensável na biblioteca de qualquer apaixonado pelo Budô.