Zhibin Gu
Biografia
O percurso de Zhibin Gu permite-lhe afirmar-se como um chinês "dos dois mundos". Iniciou a sua licenciatura na Universidade de Nanjing (1978-81), na China. Mais tarde, em 1981, participou na primeira leva de estudantes chineses, após o fim da Revolução Cultural, a viajar para os Estados Unidos, onde frequentou, primeiro, a Universidade de Vanderbilt (1981-82), e depois a Universidade de Michigão (1982-87). Fez o Mestrado e o Doutoramento na Universidade de Michigão. Entre 1987 e 1990, leccionou nas Universidades de North Texas e Bowling Green State.
Desde 1990 que exerce funções de consultor de investimentos financeiros e em gestão, perfazendo 15 anos de trabalho, quer na China como nos EUA, no seio do mundo dos negócios. O seu papel é duplo: por um lado, procura atrair investidores e multinacionais para a China; por outro, pretende promover a expansão das empresas chinesas no mercado internacional. Na sua história profissional contam-se, também, funções em multinacionais líderes de mercado e em instituições financeiras, como a Prudential Securities, Lazard e State Street Bank, só para citar algumas. Actualmente, exerce as suas funções de consultor a partir da China, em Shenzhen, perto de Hong Kong e não muito longe de Macau. Podemos caracterizá-lo como um generalista focalizado na estratégia, acompanhando os temas de fusões e aquisições, expansão de negócios, capital de risco e reestruturação corporativa.
No que respeita ao seu percurso de conferencista, destacam-se intervenções sobre temas ligados ao mundo empresarial e à economia global. É professor convidado em várias Universidades chinesas e é um dos gurus internacionais do portfolio de especialistas do grupo Adventus (www.groupadventus.com).
De realçar, ainda, a sua participação, como colunista, no portal Gurusonline (www. gurusonline.tv), onde assina a coluna «Chinese Century», e no Asia Times, entre outras publicações.
Dois livros seus foram já publicados em inglês: China Beyond Deng: Reform in the PRC (McFarland, 1991) e China’s Global Reach: Markets, Multinationals, and Globalization (Haworth Press, 2005).
Em destaque VER +
Made in China
A China está de pé, finalmente! 1,3 mil milhões de chineses estão desejosos de melhorar as suas vidas num envolvimento total com o mundo. Made in China são as suas histórias, os seus sonhos, as suas realidades e o seu progresso.
Neste livro pode viver essa caminhada dos chineses, desde os anos 1970, por uma vida melhor. Até agora, têm-no feito com os seus próprios meios. Lutam contra uma miríade de barreiras herdadas e procuram ultrapassar todas as dificuldades que lhes vão surgindo ao longo do caminho. Nesta era da globalização, o seu progresso tem sido notável. Contudo, não tem sido uma conquista fácil.
O mundo propicia-nos muitas lições de vida, e a China não é excepção. Neste livro pode encontrar uma série de crónicas sobre as grandes lutas e conquistas dos chineses desde o início das Reformas e delas retirar alguns ensinamentos. É um livro que se debruça sobre valores universais, cuja aprendizagem, sem dúvida, beneficiará o leitor.
As oportunidades que se abrem ao investimento directo estrangeiro são, também, abordadas, a partir dos exemplos vivos, das pequenas e grandes histórias, complementadas com "dicas" e guias para empresários e empreendedores.
Muitos dos livros sobre a China são escritos por estrangeiros que aí viveram. Por isso, naturalmente, as suas experiências e o seu conhecimento sobre este país são limitados e, por vezes, partem de ideias-feitas.
O autor deste livro vem diluir este fosso - é uma visão de um "insider", é uma observação de dentro, um olhar aberto, cosmopolita, mas genuinamente chinês. Zhibin Gu é um intelectual chinês e estratega financeiro com profundo conhecimento sobre a China, e que estudou e trabalhou no Ocidente durante um período da sua vida. Gu, junta na sua escrita, "o melhor da visão de dois mundos".
A China surpreendeu todo o mundo - em menos de cinco anos tornou-se num facto geopolítico por excelência. Foi nos anos 90 que começaram as obras sobre "A próxima superpotência", mas só no século XXI os ocidentais caíram na real.
A par do choque petrolífero, da emergência da União Europeia, da nova política de projecção global da Administração Bush, do terrorismo integrista internacional, a Ásia - e particularmente a China - é hoje uma carta-chave do baralho.
Este livro pretende preencher a lacuna sobre a compreensão dessa grande transição em curso, a partir do seu principal protagonista: a China.