Vítor Marceneiro

Vítor Marceneiro

Biografia

VÍTOR DUARTE MARCENEIRO (a tradição impôs o apelido Marceneiro), entrecruza-se com o Fado, através da sua descendência.  Filho de Alfredo Duarte Júnior, o fadista bailarino, e neto de uma das figuras nucleares do Fado, Alfredo Marceneiro, Vítor Duarte cedo se habitua aos percursos e convívios fadistas.

órfão de mãe dos 5 para os 6 anos e passa a viver com os avós paternos. Aos sábados com 10 anos, já acompanhava o avô ou o pai aos espaços fadistas, e as "passeatas" por Alfama ou Bairro Alto. Faz o Curso Industrial e seguidamente o Curso de Engº. Técnico de Máquinas, que exerceu no ramo automóvel. Porém, afirma, nunca se sentiu pressionado para seguir qualquer carreira no Fado. Só aos 21 anos, este filho do bairro de Alcântara, cantou pela primeira vez em público. Teve ainda uma curta experiência no Restaurante Típico Luso ao lado de Tristão da Silva, Augusta Ermida e Plínio Sérgio, e gravou com o avô e o pai para duas discográficas. Seguirá aliás uma outra carreira profissional que abandonará, após o serviço militar,  para se dedicar ao cinema e à televisão. Será produtor executivo na Cinegra até Abril de 1974. Como independente, foi produtor e realizador do jornal cinematográfico "Bric à Brac" e de vários documentários e filmes de publicidade. Em 1975 integra os quadros do Instituto Português de Cinema como Chefe de Produção, mais tarde exerce em simultâneo as funções de operador de som, e posteriormente assume a direcção de som, aliás como bolseiro licenciou-se em engenharia de som. Foi ainda realizador de documentários e de filmes de publicidade.
das televisões CBS e ARD, em 1979 foi produtor e director de som do programa da RTP 1, "Marceneiro - Três Gerações de Fado", o último registo em filme de Alfredo Marceneiro.

Realiza várias conferências sobre temas e figuras fadistas, nomeadamente o seu avô, mas também Hermínia Silva, Berta Cardoso, Manuel de Almeida, entre outros.

Está empenhado desde há alguns anos para em colocar Lisboa no Guinness Book como "A cidade mais cantada no mundo". No âmbito deste seu intento mantém activo desde 2007 o blogue: http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt onde divulga as suas investigações, nomeadamente fixando biografias de vários fadistas, poetas e músicos de fado, para além de referenciar as diferentes temáticas fadistas.
partilhar

bibliografia

Memória do Fado - Fernando Farinha
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Tradisom
Memória do Fado - Hermínia Silva
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Tradisom
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.