Vítor Leitão da Cunha

Vítor Leitão da Cunha

Biografia

Natural de Ponte de Lima, a Vila mais antiga de Portugal, berço de poetas como António Feijó e Teófilo Carneiro, de figuras da Igreja como Beato Francisco Pacheco e Cardeal Saraiva, de democratas e militares com relevantes serviços prestados ao País como o General Norton de Matos, nasceu em 24 de Setembro de 1945, filho de Vitor Barros Pereira da Cunha e Custódia Maria Leitão; o pai, à data do seu nascimento, empregado comercial e a mãe, doméstica, vieram, mais tarde, a estabelecer-se por conta própria como modestos comerciantes o que lhes permitiu com muita dificuldade custear os estudos de ambos os filhos.
Concluída a escola primária e o 1º ciclo, em Ponte de Lima, no Externato Cardeal Saraiva, o autor, com 13 anos, por impossibilidade de continuar ali os seus estudos, parte para Braga, onde irá frequentar o Liceu em regime de internato, no "Internato Anexo ao Liceu Sá de Miranda". Viria a concluir o liceu, no Colégio D. Diogo de Sousa, por ter sido encerrado o referido internato, para ser ocupado por salas de aula.
Com o intuito de frequentar o Curso de Direito, presta provas de aptidão na Universidade de Coimbra tendo obtido aprovação o que lhe permite efectuar a matrícula no 1º ano.
Vive, em 1969 a crise estudantil, após o que virá a ser convocado para prestar serviço militar no curso de oficiais milicianos, no Regimento de Infantaria, em Mafra. No período da recruta, numa deslocação para fim de semana, sofre um acidente de automóvel de que, por força de fractura do crânio, se torna invisual da vista esquerda. Por força das circunstâncias, cessa o serviço militar e regressa a Coimbra, não concluindo no entanto o curso, quando se encontrava a quatro cadeiras do final. Tendo conhecimento que iria verificar-se a abertura de um Concurso para pessoal administrativo, na Caixa Geral de Depósitos, acaba por candidatar-se, é admitido e conclui uma carreira administrativa aos 55 anos de idade, passando à aposentação.
A sua paixão pela escrita, maxime pela poesia foi uma constante na sua vida, tendo colaborado no jornal regional de Ponte de Lima – Cardeal Saraiva - com a publicação de vários poemas e alguns textos em prosa, de cariz histórico e ainda esporadicamente no Jornal de Braga – Correio do Minho- sobre conceitos e temas literários de carácter polémico.
partilhar
Poemas do Amor e do Cosmos
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
10,00€
Chiado Books
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.