Terence McKenna
Biografia
Terence McKenna, nascido no ano de 1946, foi um escritor, explorador e cientista norte-americano que dedicou os últimos vinte e cinco anos da sua vida à investigação das bases ontológicas do xamanismo e da etnofarmacologia da transformação espiritual.
Graduado em Ecologia, Conservação de Recursos e Xamanismo pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, E.U.A, McKenna foi o fundador da Teoria da Novidade (uma vertente da dinâmica fractal) e especializou-se em xamanismo e etnomedicina na bacia amazónica. Em coautoria com o irmão, Dennis, escreveu duas obras em 1975 e 1976. Em 1992, lançou O Pão dos Deuses, ao qual se seguiu a publicação de um livro de ensaios e conversas e uma coletânea de discussões com o matemático Ralph Abraham e o biólogo Rupert Sheldrake. Terence McKenna acabaria por falecer no ano de 2000.
partilhar
Em destaque VER +
O Pão dos Deuses
As pesquisas do etnobotânico Terence McKenna, relatadas em O Pão dos Deuses, versando a relação ancestral dos seres humanos com as substâncias químicas, abrem uma porta para o divino e sugerem uma solução para salvar o nosso mundo perturbado. McKenna procede a uma revisão do papel histórico das drogas nas culturas Oriental e Ocidental, desde os antigos comércios de especiarias, açúcar e rum até à marijuana, cocaína, drogas sintéticas e, até mesmo, a televisão - ilustrando o desejo humano de provar do «pão dos deuses», bem como as enormes potencialidades de substituir o abuso de drogas ilegais por um entendimento xamânico, numa insistência no comunitarismo, na reverência pela natureza e numa autoconsciência em expansão.