Román Gubern
Biografia
Tem cerca de quarenta livros publicados, de que se destacam Historia del cine (1969), El lenguaje de los cómics (1972), Mensajes icónicos en la cultura de masas (1974), Viaje de ida (1997), O Eros Electrónico (2000, publicado em Portugal em 2001) e Patologías de la imagen (2004).
Em destaque VER +
Máscaras da Ficção
Em Máscaras da Ficção desfilam as personagens míticas mais emblemáticas da cultura ocidental dos dois últimos séculos. Frankenstein, Carmen, Sherlock Holmes, Lulu, o Doutor Jeckyll, Flash Gordon, Lolita, Pinóquio, Alice, o Super-Homem, Dorian Gray, Indiana Jones, Barbarella, Josef K, o Doutor Caligari, Zorro, o Conde Drácula, entre outros, são analisados pelo autor, que os agrupa por famílias temáticas, procurando identificar alguns dos fantasmas que têm povoado o nosso imaginário colectivo.
Analisadas com um brilhantismo excepcional por Román Gubern, estas personagens fictícias revelam ter as suas raízes profundas em fantasias arcaicas da humanidade e oferecem chaves decisivas para perceber a génese de algumas obsessões da nossa cultura. Este é um livro que podemos considerar uma «summa» empolgante de muitos saberes por parte de um estudioso de referência.