Roger Gendrin
Biografia
Roger Gendrin, antigo aluno da Escola Normal Superior e investigador do CNRS, consagrou os seus trabalhos à inetracção entre a radiação cosmológica e a alta atmosfera terrestre. Recebeu a medalha de ouro da União da Radioelectricidade Científica Internacional e presidiu durante quatro anos à Associação Internacional de Geomagnetismo e de Aeronomia.
Em destaque VER +
O Antárctico
Vasto laboratório natural, o Antárctico é também um observatório do estado de saúde do nosso planeta. Para os autores é essencial manter as actividades neste continente sem territórios, reserva natural consagrada à paz e à ciência.
A glaciologia polar é uma outra forma de estudo destes laboratórios naturais que são os meios polares. As camadas de gelo são arquivos que permitem reconstituir a evolução do clima das últimas centenas de milhares de anos. As análises são acesso às variações de temperaturas, precipitações, composição da atmosfera, à história das erupções vulcânicas e ao impacto das actividades humanas (testes nucleares, gases com efeito estufa, etc.).