Pedro C.

Pedro C.

Biografia

Pedro C. nasceu em 1948 nos arredores de Tunes, um centro ferroviário que cresceu no entroncamento da linha do Barreiro com o troço que liga Vila Real de Santo António a Lagos.

Filho de ferroviário, à semelhança de 90% da população, aí cresceu e completou o ensino primário. Em Faro conclui o 7.º ano do Liceu, dividindo as atividades escolares com a prática de futebol no Sporting Clube Farense durante seis anos, dando corpo a uma inclinação para as atividades desportivas, que viria a abraçar mais tarde.

Em 1969 um simples mas afiado expediente burocrático do regime da altura impediu-o de ingressar na Universidade. Porque a guerra estava primeiro (numa altura em que esta já agonizava, prenunciando o 25 de Abril de 1974) foi incorporado na EPI em Mafra em abril de 1970, vindo a ser arvorado Capitão Miliciano com 23 anos de idade.

Comandou a Companhia de Caçadores 3441 em Angola, contabilizando 1400 dias de serviço militar, uma saga relatada no livro Capitães do Vento e complementada num outro trabalho, O Último Inferno.

Regressado de África em 15 de Janeiro de 1974 procurou recuperar o tempo perdido na guerra, tentando ingressar na Universidade. O 25 de Abril e o PREC da altura adiaram mais uma vez este intento, que viria apenas a concretizar-se em Dezembro de 1974. Em 1978 terminou o curso do INEF, hoje Faculdade de Motricidade Humana.

Escreveu também Não há Escola!, Conto Vivo e A Junta.
partilhar

bibliografia

Revolucionário Improvável
18,00€
Âncora Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.