Paulo J. F. Gomes

Paulo J. F. Gomes

Biografia

Licenciado em Engenharia Mecânica, com a opção de Construções Mecânicas (FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), em 1986.
Iniciou em 1986 a actividade profissional como engenheiro projectista na empresa de fabrico de Maquinas-Ferramentas Eduardo Ferreirinha & Irmão.
Em 1987 transitou para o CATIM, Centro de Apoio Tecnológico à Industria Metalomecânica, com a missão de implementar um Laboratório de Ensaios Mecânicos de Materiais e Produtos Acabados, para a prestação de serviços à indústria. Tendo desempenhado de 1991 a 1995 a função de director de referido laboratório, o qual foi primeiro oficialmente acreditado em Portugal no domínio em causa, em conformidade com a norma EN ISO/IEC 17025. Em paralelo, iniciou em 1990 a atividade letiva na ESTEM - Escola de Tecnologia Mecânica, onde durante cerca de 20 anos foi responsável pelas disciplinas de Resistência e Mecânica dos Materiais.
Em 1996 transitou para a empresa Porfite - Acessórios para Canalizações LDA, desempenhando a função de director técnico.
Em 1997 teve como missão implementar a APTA - Associação de Produtores de Tubos e Acessórios, desempenhando desde então a função de director executivo. Neste contexto, tem publicado diversos artigos técnicos no domínio das tubagens de aço em revistas da especialidade. Também elaborou um manual técnico e várias ferramentas de cálculo de tubagens de aço, sendo responsável pela revista APTitude.

Qualificações adicionais:
-Pós-graduação em Instrumentação Aplicada em Engenharia Mecânica (DEMEC-FEUP), em 1989.
-Pós-graduação em Gestão Industrial (DEMEGI-FEUP), em 1991.
-Curso de alta direcção em Gestão da Complexidade, na ESADE - Escola Superior de Administração e Direcção de Empresas - Barcelona (Espanha), em 1995.
-Pós-graduação em Engenharia Comercial e Gestão Executive-MBA (AEP/IEP - Instituto Empresarial Portuense), em 1995.
-Curso intensivo sobre Direcção de Empresas, na Universidade de Lausanne (Suíça), em 1997.

Outros:
-Representante de Portugal nos seguintes Comités Europeus de Normalização ECIS/TC 110-Tubos, Válvulas e Acessórios, CEN/TC 190 - Tecnologias de Fundição e no Comité Internacional de Normalização ISO TC 5 - Tubos, Válvulas e Acessórios.
-Membro da Comissão Técnica Nacional de Normalização CT 18 - Tubos, Válvulas e Acessórios.
-Membro da Comissão de Certificação da CERTIF CTC 6 - Tubos e Acessórios Metálicos.
partilhar
Resistência dos Materiais
20%
portes grátis
55,00€ 44,00€
Edição do Autor
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.