Patrick Cothias

Patrick Cothias

Biografia

Patrick Cothias (argumentista. França 1948).
Tendo iniciado a carreira na banda desenhada como ilustrador - recebeu até o Prémio Nicolas Goujon para o desenho realista - depressa se dedicou à escrita de argumentos. Em 1971, escreve para vários jornais da especialidade, entre os quais se destaca o famoso Pilote. Mais tarde, na Glénat, desenvolve diversas histórias: com Juillard, o famoso ciclo As 7 Vidas do Gavião; com Sternis, Memory; e com Adamov, Les Vent des Dieux e Les Eaux de Mortelune. Em 1986, escreve para Marcelé, Font e Rouge, entre outros.
Nos anos 90, a produção de argumentos continua a bom ritmo, com títulos como Marie Tempête, Le Masque de Fer, Coeur-Brûlé, entre outros.
Em 1995, começa a colaborar com a Dargaud e reencontra Juillard, com quem assina Plume aux Vents, uma magnífica extensão de As 7 Vidas do Gavião. No mesmo ano, ganha o Alph’Art para o Melhor Argumento com Lièvre de Mars, desenhado por Parras.
Em 1996, com Wachs, surpreende com o primeiro volume de uma série provocadora - Le Saumon - e, em 1998, escreve argumentos para Marivain, de La Fuente e Griffo.
No mundo da nona arte, Cothias, para além de ser considerado um autor muito produtivo, é reconhecido como um dos mais conceituados argumentistas da actualidade pela qualidade inventiva e narrativa dos seus trabalhos.
partilhar

bibliografia

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.