Olympe de Gouges

Olympe de Gouges, pseudónimo de Marie Gouze nasceu a 7 de maio de 1748 em Montauban. Foi dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa com um papel relevante na Revolução Francesa.
Defensora da democracia e dos direitos das mulheres, os seus textos foram amplamente lidos. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã (1791), texto que dedicou à rainha Marie Antoinette, é uma releitura irónica da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Opondo-se ao patriarcado da época, denuncia o encobrimento provocado pelo termo "Homens" usado como sinónimo de humanidade. As suas visões pioneiras sobre a igualdade de género e outros temas condenaram-na à guilhotina. Morreu em Paris a 3 de novembro de 1793.

Obras do autor

Formato
  • Livro
  • eBook
  • Português
  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Mais recentes
  • Mais vendidos
  • Melhor avaliados
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.