Maria Ângela Guimarães
Biografia
Ângela Guimarães nasceu em Lourenço Marques e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, e em História e Geografia, na Universidade de Argel. Doutorou-se em História Contemporânea, na Universidade de Paris VIII. Viveu durante vários anos na Argélia, na China e em Cabo Verde. Actualmente é Professora Associada do ISCTE onde lecciona disciplinas relacionadas com a história contemporânea de África e da Ásia. Encaminhou a sua investigação para as questões do Império Português no período contemporâneo, tendo publicado recentemente a obra Uma Relação Especial ? Macau e as Relações Luso ? Chinesas (1780-1844).
Em destaque VER +
Uma Corrente do Colonialismo Português
Realizado entre 1969 e 1972, o presente trabalho investiga as raízes de uma situação política então vivida, os antecedentes remotos da guerra colonial, mas numa perspectiva inovadora, fundamentalmente, uma análise socioeconómica do facto colonial no seu devir e na sua dimensão interna, uma resposta a duas ordens de interrogações de uma vasta e rica problemática:
Como se criou essa situação de colonialismo dependente que, incapaz de assumir a própria reconversão, se torna obstinada e cegamente persistente? Como se processou esse emaranhado de capitais internacionais que dominou as colónias portuguesas da África Austral? Quais foram os elementos ¿ de classe, institucionais, individuais ¿ que participaram no urdir da teia e em que termos? Qual exactamente o papel de Portugal na rede imperialista internacional?
Por outro lado, qual foi o comportamento das diversas classe e grupos sociais face à questão colonial? Como se elaborou a ideologia colonialista universalmente difundida no país? Terá esta revestido a mesma feição desde o início? O colonialismo português terá sempre tido esse carácter arcaico, "ultra", que apresenta na última fase?
Uma Corrente do Colonialismo Português é, por fim, uma atitude de reacção a teses e preconceitos difundidos pela historiografia oficial portuguesa e por alguns trabalhos publicados no estrangeiro que mascaram a verdadeira face da questão colonial e o rigor da sua análise.