Luzia

Luzia

Biografia

Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino (Portalegre, 1875 – Funchal, 1945), que escrevia sob o pseudónimo Luzia, era filha do capitão Eduardo Dias Grande, natural de Portalegre, secretário-geral do Governo Civil do Funchal, e de Luísa de Freitas Lomelino, filha do morgado da quinta das Cruzes, Nuno de Freitas Lomelino.
Tendo vindo, ainda criança, com o pai para Madeira, após o falecimento da mãe, acabará por voltar a Portalegre depois de perder também o pai.
Regressará à Ilha quando atinge a maioridade e casa-se, em 1896, com Francisco João de Vasconcelos, tendo ido residir para o solar da Nossa Senhora da Piedade, no Jardim do Mar.
Este lugar, de forte presença marítima, alimentou profundamente o seu imaginário literário, sendo motivo em vários dos seus livros.
Após um período conturbado a seguir ao divórcio, depois de muito deambular pelo mundo, Luzia publicou o seu primeiro livro, já com 45 anos, editando seguidamente mais oito obras, até ao momento da sua morte.
Foi uma leitora ávida e uma perpétua viajante, tendo-se cruzado com as principais figuras literárias da época.
partilhar
Os que se Divertem
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,90€

de Luzia 

Imprensa Académica
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.