José Sebastião da Silva Dias

José Sebastião da Silva Dias

Biografia

José Sebastião da Silva Dias (1916-1994)
Nasceu em Arcos de Valdevez em 1916.
Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1941, tendo obtido a classificação de 16 valores. Enquanto estudante, foi presidente do Centro Académico de Democracia Cristã e director de "Estudos", revista dessa instituição.
A partir de 1941, passou a residir em Lisboa, onde exerceria diversos cargos na Administração Pública, ligados à Assistência Social. Estas funções contribuíram para a tomada de consciência dos problemas sociais do país e para uma visão mais crítica do regime político vigente.
Em 1958, foi convidado para professor catedrático além-do-quadro da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-lhe sido concedido, em 1961, o grau de doutor em Filosofia. Em 1970, ascendeu a professor catedrático do Grupo de Histórico-Filosóficas. A ele se deve, entre outras iniciativas, a criação do Instituto de História e Teoria das Ideias e da "Revista de História das Ideias". E em 1974, torna-se presidente do Conselho Directivo daquela Faculdade.
Em 1979, transitou para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na qual fundou a "Revista Cultura - História e Filosofia". Jubilou a 9 de Fevereiro de 1986.
Faleceu em 1994. As duas Faculdades a que esteve ligado orgulham-se de o ter contado como um dos seus professores mais brilhantes e como impulsionador de várias realizações e actividades pedagógico-científicas. Deixou uma obra vasta e muito relevante, fruto do seu espírito de investigador incansável, e orientou um número significativo de doutorandos.
partilhar
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.