José Pedro Martins Barata

José Pedro Martins Barata

Biografia

José Pedro Roque Gameiro Martins Barata (Lisboa, 20 de maio de 1929), filho de Jaime Martins Barata e de Maria Emília (Màmia) Roque Gameiro, é um arquiteto, urbanista e artista gráfico português.

Diplomado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, desenvolveu atividade nos domínios da arquitetura, da ilustração e do planeamento. Em 1954 colabora na organização do Centro de Estudos de Urbanismo e Habitação Engenheiro Duarte Pacheco. Entre 1955 e 1961 trabalhou numa pequena oficina familiar de artes gráficas, dedicando-se à fotomecânica e à rotogravura e foi professor na Escola de António Arroio. Em 1969 é designado consultor artístico dos CTT. Em 1972 integra o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional, onde organiza o Núcleo da Rede Escolar. Em 1973 integrou a Assessoria de Planeamento da recém-criada Universidade Nova de Lisboa. Em 1976 é nomeado para a Comissão Instaladora da Universidade Nova de Lisboa. Em 1977 foi Diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Investigação Científica.

No domínio académico, foi Professor catedrático convidado no Instituto Superior Técnico nas licenciaturas de Engenharia Civil, Engenharia do Território e Arquitetura (1999); Coordenador da Licenciatura em Arquitetura do Instituto Superior Técnico (1998-1999); Professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2002).

Na Pintura, colaborou com o pai, Jaime Martins Barata, na execução de um fresco da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma.

A 30 de julho de 2018, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
partilhar

bibliografia

Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata no Instituto Superior Técnico
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
35,00€
IST - Instituto Superior Técnico
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.