José Manuel Pereira Soares

José Manuel Pereira Soares

Biografia

José Manuel Pereira Soares nasceu em Lisboa em 21 de Junho de 1973, no mesmo dia em que Almada foi elevada a cidade.
Segundo e último filho de dois minhotos que vieram arriscar a sorte na capital, cedo abandonou o ensino secundário, que concluiria mais tarde, para trabalhar e ajudar os pais nas despesas da casa.

Ingressou no Arsenal do Alfeite em 14 de Janeiro de 1992, após uma breve experiência na construção civil e um ano como ajudante de serralheiro numa fábrica têxtil em Lisboa. Em 1 de Setembro de 2009, por opção e em virtude da extinção do Arsenal, ingressou na Marinha, na área de recursos humanos. Vive em Almada, na sua terra, a Margem Sul. Autodidacta, começou a escrever com o objectivo de desabafar nos dias menos bons, pelos seus males e pelos males do mundo.

Em 2002 foi-lhe atribuído o 1.º prémio do X Concurso Literário da Freguesia da Amora, aberto à Lusofonia, na modalidade de ensaio literário, com o texto Às Margens!, publicado com as restantes obras premiadas na colectânea A Cidade e as Margens, dedicada ao evento.

Em 2005, igualmente na modalidade de ensaio literário e na qualidade de estudante, obteve o 3.º prémio no Concurso Literário Nacional Cônsul Aristides de Sousa Mendes, com o texto Aristides de Sousa Mendes no Século XXI: O Legado do Cônsul da Liberdade, publicado no livro Aristides de Sousa Mendes — 50 anos de memória, dedicado ao cinquentenário do falecimento daquele Herói Nacional.

Em 2007 foi distinguido com uma menção honrosa no Prémio Literário Hernâni Cidade com o texto A Vida Depois do Blogue, na modalidade de comentário, publicado no blogue do Prémio Literário.

Entre 2012 e 2015 publicou vários textos no seu blogue Profundistão.

Desde 2015 que publica regularmente na sua página do Facebook Um’Alma da Margem Sul.
partilhar
100 Memórias Arsenalistas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,90€
Caleidoscópio
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.