José Donoso

José Donoso

Biografia

José Donoso nasce em Santiago, no Chile, em 1924. Depois de uma passagem pelo Sul do país, inscreve-se na Universidade do Chile, onde estuda Literatura Inglesa, e, graças a uma bolsa, entra em Princeton, dedicando-se ao estudo do Inglês antigo.
Escreve alguns contos e, em 1957, período em que viveu com uma família de pescadores em Isla Negra, publica o seu primeiro livro, Coronación. Com uma obra amplamente reconhecida por autores consagrados, como Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes ou Gabriel García Márquez, destacam-se nesta os romances El Obsceno Pájaro de La Noche e Casa de Campo, nos quais expõe, de forma magistral, a psicologia decadente da estrutura social do Chile de Pinochet, tornando-a alegoria universal.
Nome maior da Literatura, recebe várias distinções ao longo da sua carreira, entre a quais o Prémio Nacional de Literatura do Chile, o Prémio da Crítica, em Espanha, o Prémio Mondello ou o Prémio Roger Caillois.
Morre em 1996, na mesma cidade onde nasceu.
partilhar

bibliografia

Casa de Campo
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
24,99€
Cavalo de Ferro
Casa de Campo
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
22,99€
Cavalo de Ferro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.