Jorge Ribeiro

Jorge Ribeiro

Biografia

Jorge Ribeiro, nasce em 1938 em Lisboa. O seu pai, José Ribeiro, tinha dois estúdios fotográficos em Lisboa, a ?Invicta? situada na Rua Ferreira Borges, e ?Ribeiros?, na Calçada da Ajuda. Jorge Ribeiro desenvolve precocemente o interesse pela fotografia, ainda na infância, quando o seu pai lhe oferece uma máquina fotográfica, e é com ela que começa a captar as suas primeiras imagens. Ajuda regularmente o seu pai nos estúdios, nomeadamente na área do laboratório fotográfico. A sua familiaridade com todo este processo de captação, revelação e ampliação advém deste contacto directo com a actividade de seu pai.

Foi bancário, tendo assumido o cargo de gerente durante mais de 20 anos do período da sua actividade profissional activa.

Ao nível da fotografia iniciou a sua carreira com o preto e branco, estética que se manteve fiel, mesmo depois de começar a trabalhar com cor. Os seus trabalhos dão primazia à fotografia artística e documental. Fez cursos de Estética e História da Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Tem múltiplas obras fotográficas publicadas em revistas e jornais em Portugal e no Estrangeiro, designadamente no Anuário Português de Fotografia, no Boletim da A.P.A.F., na revista Artes Plásticas, na revista Foto Creativ (Alemanha) e em várias outras publicações. Foi convidado a colaborar em vários catálogos de artistas plásticos.

Das monografias que editou, salientam-se: As lojas de um tempo ao outro, Os Arcos de Lisboa, Lisboa, A Freguesia da Guia - Estudo Histórico.

Integrou júris de concursos de fotografia, nomeadamente Prémio Irene Lisboa, Bienal de Vila Franca de Xira, e Salão Internacional de Fotografia do Algarve (Silves), considerado o mais importante concurso de fotografia ao nível mundial. Entre 1964 e 2005 ganhou cerca de 250 prémios nacionais e internacionais. Os seus trabalhos foram expostos regularmente, contando-se mais de noventa exposições individuais e participação em exposições colectivas em Portugal, França, Inglaterra, Bélgica, Áustria, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Luxemburgo, Japão e EUA.

Foi fundador e presidente da direcção da Quadrante - Associação de Artistas Plásticos de Loures, fez parte dos órgãos de gestão da A.P.A.F. ? Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, membro do RACAL Clube, sócio da Sociedade Nacional de Belas-Artes, e nomeado, em Outubro de 2002, Artista FIAP (AFIAP), da Fédération International d?Art Photographique.

Desde 1988, ocasião em que se reforma, e até ao final da sua vida, dedica-se exclusivamente à fotografia. Morre em 2006.
partilhar
Lisboa - As Lojas de um Tempo ao Outro I
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.