Hugo Azancot de Menezes

Hugo Azancot de Menezes

Biografia

Hugo José Azancot de Menezes nasceu em São Tomé e Príncipe a 2 de Fevereiro de 1928 e viveu a infância em Angola. Após a sua formatura em Lisboa expatriou-se em Londres onde selou boas relações pessoais com distintos dirigentes do Committee of African Organisations. Estabeleceu-se na Guiné Conacri em 1959 e ali ajudou a organizar o Movimento de Libertação dos Territórios Africanos Sob Domínio Português (MLTADP). Do mesmo modo ajudou a criar as condições necessárias à instalação da FRAIN (ex-MAC) em Conacri.

Em Tunes contribuiu para a fundação do MPLA e integrou o seu quadro de militantes com o estatuto de membro do Comité Director. Em 1968 Agostinho Neto ofereceu-lhe o posto de responsável dos Serviços de Assistência Médica na II Região Político-Militar (Cabinda). Ao fim de quatro anos renunciou ao cargo e acolheu-se à protecção do PNUD em Brazzaville. Em 1974 aderiu ao grupo de contestação interna do MPLA, denominado Revolta Activa, que criticava o génio imperioso e auto-crático de Neto na condução do Movimento. Depois da independência de Angola requereu o vínculo de cidadania ao novo Estado e aceitou dirigir o Hospital Central de Luanda. Faleceu a 1 de Maio de 2000 em Portugal.
partilhar
Percursos da Luta de Libertação Nacional
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
22,26€
Nova Vega
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.