Henrique Gil

Henrique Gil

Biografia

Henrique Gil exerce atualmente funções docentes na Escola Superior de Educação doInstituto Politécnico de Castelo Branco, tendo a seu cargo a responsabilidade científica das unidades curriculares de «TIC Aplicadas» em cursos de licenciatura e de mestrado.

Concluiu em março de 2014 o Pós-Doutoramento em Política Social pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, relacionado com a utilização das TIC, e-Saúde e e-Governo Local, pelos cidadãos 65+ anos de idade do concelho de Castelo Branco. Possui o Doutoramento (PhD) pela School of Education da University of Exeter, no ano de 2001, na área de «IT in Education». É Mestre, desde 1994, em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, na área de «Análise e Organização do Ensino». Obteve a sua Licenciatura, no ano de 1986, em Biologia – Ramo Educacional pela Universidade de Coimbra. A sua atividade, em termos de investigação, tem sido realizada no âmbito das TIC, tendo publicado inúmeros artigos em congressos nacionais e internacionais, assim

como vários capítulos de livros e de revistas científicas. Ao longo da sua carreira temtambém orientado investigações de mestrado relacionadas com a utilização das TIC em contexto educativo, a utilização das TIC para o incremento da qualidade de vida de idosos e de cidadãos com necessidades educativas especiais. Presentemente é investigador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pertence a várias instituições e organizações científicas e ao corpo redatorial de revistas internacionais e nacionais relacionadas com a utilização das TIC. Tem também colaborado com a Universidade de Lisboa, com a Universidade da Beira Interior e com o Instituto Politécnico de Portalegre na realização de seminários e na docência ao nível

de cursos de mestrado e de pós-graduações no que respeita à utilização das TIC como promotora do envelhecimento ativo. A sua colaboração com a USALBI (Universidade Sénior Albicastrense), na qualidade de docente da disciplina de «Cidadania Digital», tem permitido uma maior aproximação e consciencialização da problemática da info-exclusão dos cidadãos mais idosos no sentido de proporcionar espaços de intervenção que permitam levar a incrementar a sua inclusão social.
partilhar

bibliografia

Cidadania Digital 65+
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
20,00€
Edições Minerva Coimbra
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.