Aleksandr Mikhailovich Letov

Aleksandr Mikhailovich Letov

Biografia

O Grão-Duque Aleksandr Mikhailovich da Rússia nasceu em 13 de abril de 1866 e era um dos membros mais preeminentes da família Romanov. Neto do Czar Nikolai I, casou com a Grã-Duquesa Xenia Aleksandrovna, irmã do último czar, Nikolai II, de quem o grão-duque foi conselheiro próximo.
Oficial da Marinha, Aleksandr desempenhou um papel importante na criação da aviação militar russa, tendo iniciado a escola de aviação de oficiais, perto de Sebastopol, em 1920. E foi também chefe do Serviço Aéreo Imperial Russo no decurso da Primeira Guerra Mundial.
Quando rebentou a Revolução Russa de 1917, Aleksandr encontrava-se na Crimeia, onde permaneceu até seguir para França a bordo do navio de guerra britânico enviado para retirar membros da família Romanov da Rússia. No entanto, três dos seus irmãos não tiveram tanta sorte e acabaram por ser assassinados durante a vaga de ataques aos Romanov.
No exílio, Aleksandr dedicou-se à arqueologia, tendo conduzido uma série de expedições. Também escreveu as suas memórias agora publicadas sob o título Nós, Os Romanov. O livro é um testemunho épico e notável da corte russa nos seus últimos 50 anos e uma fonte de referência para a vida da dinastia Romanov.
Morreu em 26 de fevereiro de 1933.
partilhar

bibliografia

Nós, os Romanov
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,45€
Alma dos Livros
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.