Em destaque VER +
Guia da Música de Câmara
Estão representados alfabeticamente neste volume cerca de cento e setenta e cinco compositores, com uma grande variedade de análises ou de comentários mais sucintos que cobrem, nomeadamente, os pormenores sobre as formas e os «estilos», as circunstâncias da composição, as datas e locais de criação, as durações aproximadas de execução. As obras do repertório de base são todas apresentadas, incluíndo, na íntegra, as músicas de câmara dos grandes «clássicos» (de Jean-Sébastien Bach a Pierre Boulez); mas outras menos conhecidas são oferecidas à curiosidade do leitor-ouvinte, designadamente as que se referem às «escolas» ou esferas de influência nacionais ainda mal exploradas (eslavas, escandinavas, inglesas, americanas, etc.).
Evitando a tecnicidade dispensável e procurando usar um vocabulário acessível ao maior número possível de leitores, este novo guia que a Gradiva se orgulha de editar em Portugal deverá tornar-se num inseparável companheiro de todos os apreciadores da música de câmara e, de forma geral, de todos os verdadeiros melómanos.
Sob a direcção de François-René Tranchefort, esta obra teve a colaboração de Adélaïde de Place, Pierre-Emile Barbier, Harry Halbreich, Jean-Alexandre Menetrier, Alain Poirer e Marc Vignal. Obra publicada com o apoio do Centro Nacional do Livro - Ministéro da Cultura francês