Fernando Paulouro Neves

Fernando Paulouro Neves

Biografia

Jornalista e escritor, tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas, foi chefe de Redacção e director do Jornal do Fundão.Pertence aos corpos sociais da Fundação Manuel Cargaleiro e, em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da cidade do Fundão. Entre 2012 e 2016, fez parte do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas e em 2017 com o prémio ibérico Eduardo Lourenço. É autor do blogue Notícias do Bloqueio.

Tem obra literária vasta e multifacetada. Escreveu, entre outros, A Guerra da Mina – Os Mineiros da Panasqueira (com Daniel Reis), O Foral: Tantos Relatos/ Tantas Perguntas (teatro). Encontra-se representado em livros colectivos e antologias, designadamente nos volumes Identidades Fugidias, coordenado pelo Professor Eduardo Lourenço, e A Mãe na Poesia Portuguesa, organizada pelo poeta Albano Martins.

É autor de Os Fantasmas Não Fazem a Barba (ficção, 2003), de Os Olhos do Medo (conto, 2011), e de A Materna Casa da Poesia. Sobre Eugénio de Andrade (2003 e 2017). Reuniu muitas das crónicas nos dois volumes de Crónica do País Relativo. Portugal, Minha Questão (2012 e 2016). É co-autor, com Alexandre Manuel, da Fotobiografia António Paulouro, 100 Anos Depois, e organizou a antologia António Paulouro, As Palavras e as Causas. (A.23, 2016). Acaba de publicar Fellini na Praça Velha (romance).
partilhar
Catorze Histórias Incríveis ou o Fabuloso Imaginário das Lendas da Beira Baixa
10%
Os Fantasmas não Fazem a Barba
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.