Eddie Jaku

Eddie Jaku

Biografia

Eddie Jaku nasceu na Alemanha, em 1920, com o nome de Abraham Jakubowicz.
A sua família considerava-se, acima de tudo, alemã, colocando a identidade judia em segundo plano. No dia 9 de novembro de 1938, naquela que ficaria para a História como a Noite de cristal, Eddie regressou do colégio interno e encontrou a casa vazia. Nessa madrugada, soldados nazis invadiram a casa, agrediram Eddie e levaram-no para Buchenwald.
Foi libertado e conseguiu fugir, com o pai, para a Bélgica e, depois, para França, apenas para voltar a ser capturado e enviado de novo para um campo. Quando estava a caminho de Auschwitz, Eddie torna a fugir para a Bélgica, onde viveu, escondido, com os pais e a irmã. Em outubro de 1943, a família de Eddie é capturada e enviada para Auschwitz, onde os pais viriam a ser assassinados. Em 1945, Eddie consegue escapar da Marcha da Morte a que foi forçado e esconde-se numa floresta até junho de 1945, altura em que é resgatado por soldados aliados. Em 1950, Eddie muda-se para a Austrália com a família. É voluntário no Museu Judeu de Sydney desde a sua fundação. O «homem mais feliz do mundo» viveu paredes meias com a morte, quotidianamente, durante a Segunda Guerra Mundial e, porque sobreviveu, fez um juramento: sorrir todos os dias. Eddie é casado com Flore há 74 anos. Têm dois filhos, netos e bisnetos.
partilhar

bibliografia

O Homem Mais Feliz do Mundo
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,60€

de Eddie Jaku 

Objectiva
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.