Autran Dourado

Autran Dourado

Biografia

Waldomiro Freitas Autran Dourado nasceu no Brasil em 1926 e assina as suas obras apenas com os seus dois últimos apelidos: Autran Dourado.
Filho de um juiz, passou a sua infância em Minas Gerais, o seu estado natal. Aos 17 anos foi para Belo Horizonte onde estou direito e trabalhou como taquígrafo e jornalista. Licenciou-se em 1949. Sombra e Exílio (1950), a sua segunda obra publicada, ganhou o Prémio Mário Sette, do Jornal de Letras. Em 1954 muda-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Foi secretário de imprensa da República entre 1958 e 1961, no governo de Juscelino Kubitschek. A sua primeira obra a ser traduzida para outros idiomas foi A Barca dos Homens, que a União Brasileira de Escritores considerou o melhor livro do ano em 1961. Também publicou ensaios sobre teoria literária e um livro de memórias, Gaiola aberta. O seu romance mais célebre é Ópera dos Mortos. Destacam-se, ainda, Uma Vida em segredo, O Risco do Bordado, Os Sinos da Agonia e As Imaginações Pecaminosas. Recebeu o Prémio Camões em 2000.

Prémios

2000 - Prémio Camões
partilhar

bibliografia

Confissões de Narciso
5,05€
Quasi Edições

Quem comprou este autor também comprou

250 Modelos Serralharia
12,85€
Plátano-Edições Técnicas
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.