partilhar
Em destaque VER +
Inteligência - Definição e Medidas na Confluência de Múltiplas Concepções
A inteligência aparece como um dos construtos mais estudados pela psicologia.
Por outro lado, sendo certo o seu estudo desde a biologia à antropologia, certo que a psicologia detém um papel dominante na produção científica na área, assim como nas aplicações sociais na base deste construto. Face ao contínuo de tais contributos - desde o biológico ao cultural - a psicologia, como ciência charneira desses vários enfoques, debate-se com uma controvérsia permanente e profícua a propósito da definição da inteligência. Basicamente, a questão é se este construto reflecte mais uma aptidão ou traço interno associado às propriedades biológicas dos indivíduos ou se é, sobretudo, expressão de um comportamento social e aprendido, fortemente marcado pelos contextos de vida dos sujeitos.
Foi preocupação deste livro apontar desenvolvimentos na concepção inteligência e, ao mesmo tempo, indicar como esses desenvolvimentos se repercutem em vantagens ao nível da avaliação e do desenvolvimento da inteligência.
Por norma, a um novo modelo teórico de definição da inteligência associam-se algumas implicações práticas, e daí o sentido do convite feito aos vários autores que, de forma generosa, deram o seu contributo para a edição deste livro. Desde logo, de destacar a convergência de autores que se conhecem e que interactuam na Espanha, em Portugal e no Brasil.
A opção dos organizadores foi seleccionar um conjunto de autores capazes de produzirem outros tantos capítulos voltados para posicionamentos teóricos em torno do conceito e da definição da inteligência. Assim, quisemos conciliar posicionamentos mais tradicionais com posicionamentos mais actuais, estudos mais laboratoriais com outros em que a lógica de aplicação prática se encontra particularmente vincada. Sobretudo, foi nossa intenção possibilitar uma leitura multifacetada da inteligência para que cada leitor possa fazer o seu próprio questionamento fundamentado na área.