Ana Pereira Ferreira

Ana Pereira Ferreira

Biografia

Ana Pereira Ferreira nasceu em Lisboa em 1985. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em regime pré-Bolonha com média final de 16 valores em 2007. Frequentou o mestrado em Paleografia e Diplomática na mesma instituição onde defendeu dissertação orientada por Bernardo Sá-Nogueira em 2012, com o título «Análise Paleográfica de uma escrita de Chancelaria Régia: a Letra Joanina, 1370-1420», com média final de 17 valores. É doutoranda do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História onde tem como tema de tese «A Cidade de Lisboa e a Universidade: o Tabelionado Régio e o Poder da Escrita, 1377-1438», sob orientação de Hermínia Vilar e Maria Helena Cruz Coelho.
É investigadora do CH-ULisboa e bolseira do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Oeconomia Studii (PTDC/EPHHIS/3154/2014) desde abril 2017.
Tem desenvolvido várias comunicações nacionais e internacionais sobre temas como a Universidade Medieval, o Tabelionado e poder da escrita na Idade Média, de onde têm resultado alguns artigos, quer publicados, quer no prelo. Faz parte da Coorganização de alguns seminários e congressos, nomeadamente o seminário «Ciência, Ensino e Sociedade em Perspectiva» e o congresso internacional «Jews of Portugal and Spanish-Portuguese Jews in Diaspora».
Tem como principais áreas de interesse a Paleografia, Diplomática, História Cultural, História Social e História da Universidade, especialmente no medievo.
partilhar

bibliografia

Os Judeus na Península Ibérica Durante a Idade Média
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
11,00€
Edições Almedina
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.